7 de dezembro de 2013

Sombras da Noite - Stephen King


Autor(a): Stephen King
Editora: Objetiva
Número de Páginas: 411 páginas
Número de Estrelas: 3 estrelas
SkoobSombras da Noite
Comprar: Submarino | Saraiva

Bom, eu estou devendo essa resenha à vocês já faz umas duas semanas. Eu terminei de ler ele por volta do dia 29 de novembro, ou algo assim. Esse é o segundo livro do Stephen King que eu leio, e pra falar a verdade, tomara que os outros livros de contos dele sejam melhores!

Bom, eu sempre começo a resenha dando a sinopse da história do livro, mas como esse é um livro de contos não tem como eu fazer isso. O máximo que eu posso dizer sobre as histórias é o seguinte: elas acontecem em qualquer lugar, com qualquer pessoa de qualquer classe social. E nem todos os contos possuem monstros como antagonistas. Dito isso, vamos às críticas.

"Suspense de tirar o fôlego. — Dallas Times-Herald". Essa é a frase que está acima do nome Stephen King na capa do livro. Bom, suspense? Concordo! A maioria dos contos nem dá medo. Mas quanto ao "de tirar o folego", já tenho as minhas dúvidas. O fato é: eu amo Stephen King, mas a maioria dos contos desse livro (arrisco em dizer 14 dos 20) são péssimos. Eu demorei, talvez, o mês de Novembro quase todo pra ler ele, por esse fato.

Antes de dar início aos contos em si, há uma introdução de John D. MacDonald (Pesadelo em Rosa), onde ele fala do dom que Stephen King possui de escrever história de terror como ninguém consegue. Após essa introdução, Stephen King fala diretamente com o leitor em 13 páginas onde ele discorre sobre a importância dos contos, sobre os escritores de terror e o que é o terror. Além de fazer algumas críticas sociais aos EUA.

Bom, na capa traseira do livro diz o seguinte: "Alguns desses clássicos inspiraram filmes memoráveis". Ele está se referindo aos seguintes filmes: Colheita Maldita (1984) (esse conto é simplesmente um saco. Eu fiquei esperando algo mais... macabro!), O Passageiro do Futuro (1992) (quando eu li esse conto, eu fiquei imaginando o ator que interpreta o antagonista desse conto. Hilário define!) (acabei de pesquisar na internet a história da adaptação e... pqp! mudaram um bocado), Mangler: O Grito de Terror (1995) (Esse conto tem um final suuper nada a ver, mas eu juro que foi um dos únicos que me assustaram), A Criatura do Cemitério (1990) (esse conto dá capa ao livro e é um conto bem legal, até. Há um erro no nome: a criatura que ele se refere é de uma fábrica e não de um cemitério.), Às Vezes Eles Voltam (1991) (Essa é uma história super legal, devo admitir!).

Os contos, de uma maneira geral, começam totalmente confusos, mas ao longo da narrativa eles vão se esclarecendo e você vai se situando no que o autor quer dizer. Devo admitir também que a edição não foi uma das mais bem trabalhadas e revisadas, pois a quantidade de erros que você pode encontrar nesse livro é surpreendente. O livro também conta com a ajuda de notas da tradutora, onde ela explica alguns termos e ela comenta como traduziu (ou não) tal frase.

Depois eu vou assistir todos os filmes que foram adaptados desse livro e faço um post especial. Agora eu vou dar uma de leitor medroso: cara, teve um conto desse livro que eu nem tinha chegado na metade dele e já estava me cagando de medo. Tive pesadelo e tudo! Quando, na introdução, o Stephen fala sobre terror psicológico, não duvidem das palavras dele.

Em suma esse é um livro mais ou menos, mais pra menos do que pra mais. Mas não custa nada você ler, não é!? Afinal é o Stephen King!

Nenhum comentário:

Postar um comentário