5 de dezembro de 2013

Se Arrependimento Matasse - Alma Cervantes


Autor(a): Alma Cervantes
Editora: Novo Século
Número de Páginas: 242 páginas
Número de Estrelas: 3 estrelas
SkoobSe Arrependimento Matasse
Comprar: Saraiva

A resenha hoje é do livro que recebi de parceria com o autor Alma Cervantes. Um livro de suspense policial. Envolvente, rápido e que eu devorei em apenas 3 dias. Se você gosta de uma atmosfera nebulosa, chuvosa e com assassinatos, você vai adorar Se Arrependimento Matasse. Veja a resenha depois do pulo!
Alex, Alice (que na história é um homem) e Rebeca (aqui é uma mulher mesmo, ok!?), depois de terminarem o colegial nunca mais se viram. Depois de um tempo, resolvem se reencontrar no hotel dos pais de Alex e passar uma semana lá., batendo papo e se reaproximando. Mas um assassinato ocorre e o cozinheiro, Victor, acaba por ser degolado. Além disse, todos os ocupantes do hotel naquela noite estão impossibilitados de fugir, pois da tempestade que cai e a névoa densa não ajuda.

Ao longo da narrativa e da análise dos diálogos, você pode perceber que o Alma fez algumas críticas sociais. Não somente nos diálogos, como também nas atitudes dos personagens. Ele também fez uso de algumas frases de efeito quase sempre utilizadas nos finais dos capítulos para dar um suspense e um gancho para o próximo.

A escrita do Alma é ótima e eu quase não percebia que já estava acabando o livro. Na orelha traseira do livro, vem uma rápida sinopse do autor e lá consta sua admiração pela Língua Portuguesa. Isso está bem evidente ao longo do texto. Ele, sinceramente, usou palavras que eu nunca tinha ouvido falar na minha vida. E aqui eu abro um parênteses pra dizer que o uso desses termos corretíssimos nos diálogos, acaba não sendo coerente com a figura do personagem que o usou.

Ele também faz uso de muitas comparações, o que me lembrou muito os contos de Stephen King. Mas isso também me atrapalhou um pouco, porque eu sou meio lerdo e demoro muito pra entender certas comparações, mas fora isso, tudo bem.

Os personagens. Os personagens foram bem construídos. Cada um com uma personalidade forte e cada um agindo de maneira coerente com o seu encaixe na história, além do mais, o Alma acaba explicando certas atitudes de cada um. Então, não tem como não entender o motivo de cada um ter feito o que fez. Alguns personagens são chatos, principalmente o Alex. Baixa a bola, fi!

Quando ao mistério do assassinato, aparentemente você fica no escuro com a falta de pistas. Nessa parte eu falo por mim. Porque eu não conseguia ligar nenhuma atitude apresentada como ligação ao assassinato do cozinheiro. Essa é uma parte que eu adorei, pois é tudo confuso no começo, mas o final é bem explicado. Com explicações longas e detalhadas.

A história é um pouco clichê, diga-se de passagem. Com um final um tanto previsível, mas que não deixa de ser surpreendente. Eu encontrei alguns errinhos na revisão do texto, mas nada que interferisse no desenrolar da história. Ao todo o livro 3 estrelas pelo fato de ser um tanto clichê, eu ter descoberto o culpado quase de imediato e também a falta de profundidade de alguns personagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário