9 de março de 2014

Harry Potter e a Pedra Filosofal - J.K. Rowling

Autor(a): J.K. Rowling
Editora: Rocco
Número de Estrelas: 2 estrelas
Número de Páginas: 223 páginas
Skoob: Harry Potter e a Pedra Filosofal
Comprar: Submarino | Saraiva

Hoje em dia, quem não conhece a história desse garoto? Quem nunca ouviu falar em Harry Potter, Lorde Voldemort, Hermione ou os Weasley? Se você tem mais de 15 anos, é quase impossível. Talvez, até mesmo se você tiver menos que isso, também é impossível. Eu terminei de ler a heptalogia quando eu estava no meu primeiro ano do Ensino Médio e foi uma leitura mais que especial. Na época eu comprei o box com os 7 livros por 100 reais, mas hoje em dia você encontra ele mais barato e com várias capas. Essa capa branca ao lado é horrível, mas a comemorativa de 15 anos é linda.
A história começa na Rua dos Alfeneiros, nº 4, Little Whinging, mais especificamente debaixo de uma escada. Que é onde Harry Potter vive. Num quartinho minúsculo na casa dos seus tios, Walter, Petúnia e seu primo Duda. Harry é totalmente negligenciado, mas tudo isso muda quando, no dia do seu aniversário de 11 anos, Harry descobre que é um bruxo, e um bruxo famoso pelo que lhe aconteceu há dez anos, enquanto ainda era um bebê de colo. Levado por Hagrid até a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, Harry descobre um mundo totalmente novo, onde ele está sempre sob os holofotes.

Minha primeira experiência com Harry Potter foi quando eu tinha por volta de 6, 7 anos. Não lembro bem! Só lembro que era domingo à tarde e meu irmão, minha tia, eu e minha mãe estávamos assistindo ao primeiro filme na sala. Ainda no tempo do VHS. Minha tia ama Harry Potter, mas ela nunca teve tempo de terminar de ler a saga. Uma pena!

Pelo fato de o primeiro livro estar mais voltado ao público infantil e a J.K. ser uma autora inexperiente naquela época. Você nota a leveza da escrita. Ela é bem infantil, diga-se de passagem. Não tem aquelas descrições rebuscadas e palavras de difícil entendimento. É uma coisa bem light. Mesmo assim, J.K. conseguiu criar uma aura sombria em torno dos lugares. O que acabou fazendo com que essa saga fosse uma das poucas a me transportar para a história.

Os personagens são espetaculares. São bem apresentados, bem descritos e extremamente cativantes. Até mesmo os vilões (à partir do 5º livro). Uma coisa que eu sempre reparo nos diálogos são as palavras usadas. Se estão coerentes com cada personagem e tudo o mais. Eu já falei isso algumas vezes anteriormente e aqui acontece exatamente o que eu adoro. As falas de cada um corresponde à cada personagem. Cada personagem tem um jeito distinto de se expressar. Eu só não entendo o porquê do Harry não falar muito nesse primeiro livro. Uma personalidade própria. E uma história que vai sendo explicada ao longo dos sete livro.

Os são cenários são de uma magnificência sem tamanho. Não é um número exorbitante de lugares onde a história se passa. Na verdade, a história se passa quase que 100% em Hogwarts, o que faz com que à cada livro, mais lugares de Hogwarts sejam explorados pelos alunos. Ou seja, a dica que eu dou é: se você não entender a descrição de um lugar, leia de novo, porque com certeza ele vai aparecer em outros momentos e se você não se lembrar dele, você ficará perdido.

Além da história de magia que é apresentada no livro, ele também tem outros temas como plano de fundo. Podemos citar a negligência e maus-tratos infantis, podemos citar também o poder da amizade e da lealdade. Além disseses temas como background, J.K. criou uma história completa. Ela aborda economia, política (6º livro), violência (4º ~ 7º livro), esporte (todos os livros), entre outras áreas importantes.

A versão inglês do livro é mais bonita que a brasileira. No começo de cada capítulo tem uma ilustração indicando um fato importante. Isso também tem em As Crônicas de Nárnia. Uma coisa que eu achei curiosa foi o fato dos tradutores terem mudado alguns nomes na hora da tradução. Seria lindo se eles tivessem deixado os nomes em inglês mesmo *-*

Esse é o livro que menos gosto da saga. Eu acho ele bem chatinho. Só serve mesmo para apresentar os espaços, a história e os personagens. Em relação ao filme, ele é bem fiel, mas eu também não gosto dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário