Nesse domingo (2) aconteceu a 86ª cerimônia de entrega do prêmio cinematográfico de maior valor hoje em dia: o Oscar. Apesar de achar algumas premiações nas edições anteriores injustas, com relação à essa eu afirmo sem medo algum: todas foram merecidas. Quem não derramou uma lágrima com o Jared Leto interpretando a travesti Rayon em Dallas Buyer Club? Quem não ficou totalmente emocionado com a história de Solomon Northup em 12 Years a Slave? Quem não ficou totalmente angustiado com a Sandra Bullock girando e girando no espaço em Gravity? Quem vai negar que o figurino de The Great Gatsby foi impecável? Pois é, ao longo do Oscar muitos e muitos filmes foram premiados. E podemos nos surpreender com quantos foram adaptações literárias. Então eu decidi mostrá-los para vocês. Selecionei algumas das categorias do Oscar e um vencedor para representá-las.
Melhor Filme
Essa, com absoluta certeza, é a categoria mais importante da noite. Nela, os atores e toda a equipe do filme fica sabendo se o seu trabalho foi árduo o suficiente para levar essa estatueta para casa.
Sinopse: Agente do FBI (Jodie Foster) é destacada para encontrar assassino que arranca a pele de suas vítimas. Para entender como ele pensa, ela procura um periogoso psicopata (Anthony Hopkins), encarcerado sob a acusação de canibalismo.
Direção: Jonathan DemmeData de Lançamento: 13 de fevereiro de 1991
Número de Estrelas: 5 estrelas
Melhor Ator
Esse é um Oscar importantíssimo para o ego do ator. Homens importantes já levaram essa estatueta para casa, como Jamie Foxx, Denzel Washington, Nicholas Cage e o representante dessa categoria, o talentosíssimo Tom Hanks, no filme Forrest Gump.
Direção: Robert Zemeckis
Data de Lançamento: 23 de Junho de 1994
Número de Estrelas: 4 estrelas
Melhor Atriz
Igualmente como o Oscar de melhor ator, a melhor atriz talvez seja até um pouco importante. Para mulheres frescas e cheias de frufrus, o que mulheres como Julia Roberts, Jodie Foster, Natalie Portman e representante Jennifer Lawrence fizeram para conseguir seu espacinho talvez não tenha sido tão fácil de se fazer. Para falar a verdade, eu acho que nessa edição do Oscar e nessa categoria, a Naomi Watts deveria ter ganhado com O Impossível, além de ter sido um filme mais intenso, a atuação dela foi mais que impecável.
Sinopse: Por conta de algumas atitudes erradas que deixaram as pessoas de seu trabalho assustadas, Pat Solitano Jr. (Bradley Cooper) perdeu quase tudo na vida: sua casa, o emprego e o casamento. Depois de passar um tempo internado em um sanatório, ele acaba saindo de lá para voltar a morar com os pais. Decidido a reconstruir sua vida, ele acredita ser possível passar por cima de todos os problemas do passado recente e até reconquistar a ex-esposa. Embora seu temperamento ainda inspire cuidados, um casal amigo o convida para jantar e nesta noite ele conhece Tiffany (Jennifer Lawrence), uma mulher também problemática que poderá provocar mudanças significativas em seus planos futuros.
Direção: David O. Russell
Data de Lançamento: 16 de Novembro de 2012
Número de Estrelas: 1 estrela
Resenha do Livro: O Lado Bom da Vida
Melhor Ator Coadjuvante
Ator coadjuvante é aquele que interpreta um personagem, às vezes, mais importante que o próprio protagonista da história. E mesmo que a função dele seja apenas dar apoio, muitos deles nos cativaram bastante. Sean Connery ganhou o prêmio de melhor ator coadjuvante interpretando Jim Malone em Os Intocáveis.
Direção: Brian De Palma
Data de Lançamento: 03 de Junho de 1987
Número de Estrelas: [não foi assistido]
Melhor Atriz Coadjuvante
A atriz coadjuvante tem a mesma importância que o ator principal, às vezes. E às vezes ela consegue sofrer mais que o protagonista do enredo. Nesse quesito, eu acabei escolhendo pra representar a categoria a atriz Mo'Nique, mais pelo filme em si do que pela personagem que ela fez.Sinopse: 1987, Nova York, bairro do Harlem. Claireece "Preciosa" Jones (Gabourey Sidibe) é uma adolescente de 16 anos que sofre uma série de privações durante sua juventude. Violentada pelo pai (Rodney Jackson) e abusada pela mãe (Mo'Nique), ela cresce irritada e sem qualquer tipo de amor. O fato de ser pobre e gorda também não a ajuda nem um pouco. Além disto, Preciosa tem um filho apelidado de "Mongo", por ser portador de síndrome de Down, que está sob os cuidados da avó. Quando engravida pela segunda vez, Preciosa é suspensa da escola. A sra. Lichtenstein (Nealla Gordon) consegue para ela uma escola alternativa, que possa ajudá-la a melhor lidar com sua vida. Lá Preciosa encontra um meio de fugir de sua existência traumática, se refugiando em sua imaginação.
Direção: Lee Daniels
Data de Lançamento: 6 de Novembro de 2009
Número de Estrelas: 5 estrelas
Melhor Roteiro Adaptado
Esse é o ponto chave do post. Roteiro adaptado. Aquele livro que é tão bom, mas tão bom e bem comentado que os estúdios de cinema decidiram transformá-lo em filme, o qual surpreendeu a todos. De maneira boa ou de maneira ruim, isso cabe a cada um decidir. O filme que eu escolhi me emocionou bastante, além de contar com uma história incrível e atores mais que capazes.
Direção: Ang Lee
Data de Lançamento: 30 de Novembro de 2005
Número de Estrelas: 4 estrelas
Tenho que me surpreendi quando estava pesquisando os filmes para esse post. Não sabia que tantos filmes premiados com o Oscar são adaptações. Já adicionei vários à minha wishlist. Caso você queira ver muitos, é só clicar aqui e ir para a páginas de melhores roteiros adaptados no Wikipédia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário