27 de janeiro de 2014

Pedaço Malpassado - Marcelo Araújo

Autor(a): Marcelo Araújo
Editora: Thesaurus Editora
Número de Estrelas: 2 estrelas
Número de Páginas: 76 páginas
SkoobPedaço Malpassado
Comprar: Saraiva | Cultura

Então, eu recebi esse livro de parceria com o autor Marcelo Araújo e confesso que não pretendia lê-lo agora, mas como o livro que peguei não me interessou tanto, resolvi pegá-lo porque é fininho e rápido. O li numa deitada de rede, chuva e confesso que esse filme acabou me dando muita fome.
Bom, o livro apresenta dois contos curtinhos - contados em terceira pessoa (narrador observador) -, o primeiro chamado de "João e Maria" (bem sugestivo) e o segundo "Pedaço Malpassado" (que dá título à obra).
Em "João e Maria", Max está viajando e carro quando, de repente, uma garotinha aparece do nada e faz com que ele sofra um acidente, depois levando-o para uma cabana onde mora com seus pais, seu irmão e uma babá. Só que Max acaba descobrindo que ir com essa menina foi a pior de suas ideias naquela noite.

Em relação à esse conto eu só separei duas coisinhas. A primeira dela: leia esse conto depois de você se empaturrar de comida, porque a descrição que o Marcelo faz das comidas, aromas e sabores te arrebata completamente. É como se ele te jogasse no meio de um banquete.

Eu até pensei que o final iria ser previsível. Fiz meu bolão logo no comecinho do conto apostando que eu iria saber o final completo. Acabou que eu me enganei completamente. Eu achei o final dele bem parecido com filmes de suspense como Dia dos Namorados Macabro, Lenda Urbana... não vou diz o por quê, porque seria um grande spoiler.

O segundo conto (o que dá título à obra), "Pedaço Malpassado", Isaac - um professor de Direito - está viajando de carro quando para em um restaurante/churrascaria à beira da estrada para comer alguma coisa e seguir viagem, mas ele vai viver a pior noite de sua vida.

Nesse conto em especial, há muitas referência à cultura pop (músicas e cinema) e até artes plásticas. Mas não entendi o motivo dele jogar tudo isso nesse conto, não acrescenta em nada no enredo. Claro, você pode ir lá pesquisar sobre e tudo o mais, mas isso é a mesma coisa que acontece em "As Vantagens de Ser Invisível".

Os dois contos se interligam em determinado momento, com complemento de informações que estavam faltando. Os finais são bem parecidos, por sinal. E eu tenho a impressão de que ia botar uma coisa coisa, mas esqueci o que era. Enfim, se eu lembrar, eu edito o post.

2 comentários:

  1. Oi Pétrus gostei muito do comentário, mas só vou discordar com você no conto de Pedaço Mal Passado. Eu vi mais referência ao blues e ao jazz, ou seja, a questão da cultura pop passa um pouco longe disso. Já sobre as referências às artes plásticas, eu considero viável e bem próximo ao que o autor quis passar, a exemplo do dono do restaurante, que comenta todo o ritual para o preparo de um bom churrasco o que pode ser considerado uma verdadeira arte. Peço desculpas por discordar disso, mas no geral eu gostei da sua renha, também senti o que você sentiu ao ler o livro, com exceção do que eu comentei. Abraços meu querido.

    Visitem: www.amantesporlivrosefilmes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Pétrus, obrigado pelo espaço dedicado ao meu livro. É muito importante para divulgar o meu trabalho!! Valeu mesmo!! Um ótimo 2015 pra você!!! E literatura na cabeça!!! Marcelo Araújo

    ResponderExcluir