30 de janeiro de 2014

A Maldição de Fio Vilela - Marcelo Araújo

Autor(a): Marcelo Araújo
Editora: Thesaurus Editora
Número de Estrelas: 3 estrelas
Número de Páginas: 133 páginas
SkoobA Maldição de Fio Vilela
Comprar: Saraiva | Cultura

*Desculpem pela capa ilustrativa do livro. Eu não consegui achar uma imagem que prestasse, então foi um banner qualquer. * Eu recebi esse livro de parceria com o Marcelo Araújo (muito obrigado, Marcelo). Eu botei os livros dele na frente de todos que eu estava pretendendo ler só pelo fato deles serem fininhos. O outro, Pedaço Malpassado já foi resenhado aqui, então eu resolvi ler esse e cara... um puta livro!
Bom, a história é a seguinte: Maria, esposa de Tonzão, sofre com o alcoolismo do marido (alcoolismo este que fez o marido perder o emprego e passar toda a semana bebendo), trabalha de domingo à domingo como lavadeira para sustentar o filho pequeno e o vício do esposo. Um dia, Tonzão chega em casa trazendo montes de dinheiro. Preocupada, Maria suspeita que o marido está metido com alguma coisa suja com esse seu novo amigo chamado Fio. Depois de um tempo, Tonzão acaba desaparecendo e deixando Maria e o filho sós. (Antes que venham me crucificar, isso não é spoiler.) Depois de um tempo, Felipe, filho de Maria e Tonzão, acaba se tornando amigo desse tal de Fio, o que, por sinal, irá lhe trazer muita dor de cabeça.

Bom, o livro não é dividido em capítulos. A história é conta de uma só vez. Nesse caso, faz-se muito o uso de "algum tempo depois" ou "um bom tempo depois" e outras expressões temporais. Os personagens são bem cativantes. Pra mim, a mais especial foi a própria mãe, Maria, que tenta a todo custo proteger a própria família.

O autor faz o uso de muitas gírias para dar a profunda ideia de que a história realmente se passa no interior de uma cidade. Como a história é voltado ao terror, ele faz proveito de muitas superstições, lendas urbanas, e m misto de culturas: católicas e do candomblé. E, cara... eu estava lendo esse livro sozinho em casa e essa capa me assustou pacarai!

Apesar o livro ser em uma lapada só, ele tem um ritmo muito bom de se ler. Não tem nada complexo, não tem nada muito assustador. Mas o que mata o livro e não faz ele levar uma cota maior de estrelas, é exatamente o final. Perdoem pessoas que o lerão e gostaram, mas eu achei o final um pouco inconclusivo. Ficou faltando algumas coisas. Informações, conclusões sobre problemas, etc.

Desculpem pela resenha mais que curta, é que eu não conseguir separar muita coisa. Nas minhas anotações, acabei fazendo apenas uma crítica.

Marcelo, muito obrigado pela oportunidade de ler os seus livros! Adorei de verdade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário