8 de dezembro de 2013

TAG: Doenças Literárias

Bom, eu vi essa tag num Instagram literário que eu acabei esquecendo o nome e depois eu fui pesquisar no Youtube e encontrei um vídeo no canal da Giu Fernandes respondendo essa tag. A tag é simples e até divertida. Cata item é referente a uma doença e a característica principal dessa doença, então você responde cada item com um livro que tenha alusão a essas características. Segue os itens e as minhas respostas depois do pulo!
1. Diabetes - Um livro muito doce.

Nome: O Pequeno Príncipe
Autor(a): Antoine de Saint-Exupéry
Sinopse: "O pequeno Príncipe devolve a cada um o mistério da infância. De repente retorna os sonhos. Reaparece a lembranças e questionamentos, desvelam-se incoerências acomodadas, quase já imperceptíveis na pressa do dia-a-dia. Voltam ao coração escondidas recordações. O reencontro, o homem-menino."
Comentário: Eu li esse livro em uma tarde, se não me engano e eu escolhi ele nessa categoria pela carga reflexiva e a inocência que esse livro transmite.

2. Catapora - Um livro que você leu e não lerá de novo

Nome: Cidade dos Ossos
Autor(a): Cassandra Clare
Sinopse: "Um mundo oculto está prestes a ser revelado... Quando a jovem Clary decide ir para Nova York se divertir numa discoteca, ela nuca poderia imaginar que testemunharia um assassinato - muito menos um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por tatuagens enigmáticas e brandindo armas bizarras. Clary sabe que deve chamar a polícia, mas é difícil explicar um assassinato quando o corpo desaparece no ar e os assassinos são invisíveis para todos, menos para ela. Tão surpresa quanto assustada, Clary aceita ouvir o que os jovens têm a dizer... Uma tribo de guerreiros secreta dedicada a libertar a terra de demônios, os Caçadores das Sombras têm uma missão em nosso mundo, e Clary pode já estar mais envolvida na história do que gostaria."
Comentário: Bom, eu nunca resenhei esse livro aqui pelo fato de eu ter odiado ele quase que do começo ao fim. O fato de que eu não lerei mais ele é porque ele não tem a ação que eu pretendia encontrar, além de pouca exploração do conteúdo que ela criou. Mas pra não dizer que eu odiei ele completamente, eu gostei de alguns personagens.

3. Ciclo Menstrual - Um livro que você relê regularmente

Nome: O Pequeno Príncipe
Autor(a): Antoine de Saint-Exupéry
Sinopse: "O pequeno Príncipe devolve a cada um o mistério da infância. De repente retorna os sonhos. Reaparece a lembranças e questionamentos, desvelam-se incoerências acomodadas, quase já imperceptíveis na pressa do dia-a-dia. Voltam ao coração escondidas recordações. O reencontro, o homem-menino."
Comentário: Eu não releio nenhum livro regularmente, mas se fosse pra escolher um livro que eu releria todo mês ou toda semana, com certeza ia ser esse.
PS¹: Imagina se esse ciclo menstrual atrasa.

4. Gripe - Um livro que se espalhou como vírus

Nome: Jogos Vorazes
Autor(a): Suzanne Collins
Sinopse: "Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?"
Comentário: Eu adoro Jogos Vorazes. Eu li ele depois de assistir o filme, mas assim que o filme estourou nos cinemas americanos, choveu posts e comentários de quão boa é a série e tudo o mais. E hoje em dia, com o recente lançamento de Em Chamas, os comentários voltaram com uma força maior. Suspeito, não!?

5. Asma - Um livro que tirou seu fôlego

Nome: Em Chamas
Autor(a): Suzanne Collins
Sinopse: "Depois da improvável e inusitada vitória de Katniss Everdeen e Peeta Mellark nos últimos Jogos Vorazes, algo parece ter mudado para sempre em Panem. Aqui e ali, distúrbios e agitações dão sinais de que uma revolta é iminente. Katniss e Peeta, representantes do paupérrimo Distrito 12, não apenas venceram os Jogos, mas ridicularizaram o governo e conseguiram fazer todos - incluindo o próprio Peeta - acreditarem que são um casal apaixonado. A confusão na cabeça de Katniss não é menor do que a das ruas. Em meio ao turbilhão, ela pensa cada vez mais em seu melhor amigo, o jovem caçador Gale, mas é obrigada a fingir que o romance com Peeta é real. Já o governo parece especialmente preocupado com a influência que os dois adolescentes vitoriosos - transformados em verdadeiros ídolos nacionais - podem ter na população. Por isso, existem planos especiais para mantê-los sob controle, mesmo que isso signifique forçá-los a lutar novamente."
Comentário: Primeiro Jogos Vorazes, depois Em Chamas. Mas venhamos e convenhamos, a Suzanne Collins explodiu a mente do leitor com esse livro. A partir do momento que eles voltam a arena, é muito loucura acontecendo. Eu li ele em 1 semana ao todo.

6. Insônia - Um livro que te tirou o sono

Nome: Máscara
Autor(a): Luiz Henrique Mazzaron
Sinopse: "No mundo de Domus, a morte é a moeda que alimenta o jogo. E a verdade pode custar a vida. Liam é um garoto que viveu por muito tempo isolado devido aos constantes castigos do sádico tio, um carrasco ex-militar. Porém, inesperadamente, surge uma entidade maléfica, uma figura das trevas trajando uma máscara, e passa a o perseguir, levando-o a participar de um jogo num mundo surreal, chamado Domus. Junto a um grupo, Liam parte para uma experiência alucinante, em que os pecados da humanidade serão colocados em xeque, como numa espécie de julgamento. Um combate onde o principal objetivo do adversário é mostrar o quão odiosa é a raça humana… Mas ainda há muitos mistérios que rodeiam este intrincado jogo. Por qual motivo a criatura possui tamanha obsessão por ele? E vale a pena prosseguir, já que a morte é a única certeza?"
Comentários: Eu tenho o costume de sempre dormir a parte quando posso. E no momento que eu comecei a ler esse livro, eu deixei de fazer isso porque eu PRECISAVA terminar ele a qualquer custo. É um livro mais que bem feito.
PS²: Não sabia que insônia era uma doença.

7. Amnésia - Um livro que você não se lembra muito bem

Nome: A Maldição do Titã
Autor(a): Rick Riordan
Sinopse: "Um chamado do amigo Grover deixa Percy a postos para mais uma missão: dois novos meios-sangues foram encontrados, e sua ascendência ainda é desconhecida. Como sempre, Percy sabe que precisará contar com o poder de seus aliados heróis, com sua leal espada Contracorrente... e com uma caroninha da mãe. O que eles ainda não sabem é que os jovens descobertos não são os únicos em perigo: Cronos, o Senhor dos Titãs, arquitetou um de seus planos mais traiçoeiros, e nossos heróis serão presas fáceis. Um monstro ancestral foi despertado – um ser com poder suficiente para destruir o Olimpo –, e Ártemis, a única deusa capaz de encontrá-lo, desapareceu. Percy e seus amigos têm apenas uma semana para resgatar a deusa sequestrada e solucionar o mistério que ronda o monstro que ela caçava."
Comentário: Pra falar a verdade, eu não lembro muito bem da saga completa, só se alguns fatos soltos de cada livro, mas eu escolhi esse livro porque eu realmente amo ele. E me frustra não lembrar tudo da saga.

8. Mal nutrição - Um livro que faltou conteúdo para reflexão

Nome: Cinquenta Tons de Cinza
Autor(a): E.L. James
Sinopse: "Quando Anastásia Steele entrevista o jovem empresário Christian Grey, descobre nele um homem atraente, brilhante e profundamente dominador. Ingênua e inocente, Ana se surpreende ao perceber que, a despeito da enigmática reserva de Grey, está desesperadamente atraída por ele. Incapaz de resistir à beleza discreta, à timidez e ao espírito independente de Ana, Grey admite que também a deseja - mas em seus próprios termos. Chocada e ao mesmo tempo seduzida pelas estranhas preferências de Grey, Ana hesita. Por trás da fachada de sucesso - os negócios multinacionais, a vasta fortuna, a amada família -, Grey é um homem atormentado por demônios do passado e consumido pela necessidade de controle. Quando eles embarcam num apaixonado e sensual caso de amor, Ana não só descobre mais sobre seus próprios desejos, como também sobre os segredos obscuros que Grey tenta manter escondidos..."
Comentários: Eu sempre consigo tirar reflexões dos livros que eu leio. Até mesmo dos de terror. Mas eu não consegui tirar nenhuma reflexão para a vida de um livro que só tem sexo. Talvez a única reflexão que esse livro traga seja: "Transe, não importa como. Se for pra agradar sexualmente uma pessoa que você deseja, transe e faça tudo o que ele mandar.". Quem sabe não é isso.

9. Doenças de viagem - Um livro que leva para toda época/mundo/lugar

Nome: Harry Potter e o Enigma do Príncipe
Autor(a): J.K. Rowling
Sinopse: ""Harry Potter e o Enigma do Príncipe" dá continuidade à saga do jovem bruxo Harry Potter a partir do ponto onde o livro anterior parou, o momento em que fica provado que o poder de Voldemort e dos Comensais da Morte, seus seguidores, cresce mais a cada dia, em meio à batalha entre o bem e o mal. A onda de terror provocada pelo Lorde das Trevas estaria afetando, até mesmo, o mundo dos trouxas (não-bruxos), e sendo agravada pela ação dos dementadores, criaturas mágicas aterrorizantes que "sugam" a esperança e a felicidade das pessoas. Harry, que acabou de completar 16 anos, parte rumo ao sexto ano na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, animado e, ao mesmo tempo, apreensivo com a perspectiva de ter aulas particulares com o professor Dumbledore, o diretor da escola e o bruxo mais respeitado em toda comunidade mágica. Harry, longe de ser aquele menino magricela que vivia no quarto debaixo da escada na casa dos tios trouxas, é um dos principais nomes entre aqueles que lutam contra Voldemort, e se vê cada vez mais isolado à medida em que os rumores de que ele é O Eleito, o único capaz de derrotar o Lorde das Trevas, se espalham pelo mundo bruxo. Dois atentados contra a vida de estudantes, a certeza de Harry quanto ao envolvimento de Draco Malfoy com os Comensais da Morte e o comportamento de Snape, suspeito como sempre, adicionam ainda mais tensão ao já inquietante período. Apesar de tudo isso, ele e os amigos são adolescentes típicos: dividem tarefas escolares e dormitórios bagunçados, correm das aulas para os treinos de quadribol, e namoram. Rony e Hermione, os melhores amigos de Harry, se dão conta (finalmente!) da atração que sentem um pelo outro; Harry e Gina, a irmã mais nova de Rony, também. Muitas peças do intricado quebra-cabeça criado por J. K. Rowling começam a se encaixar, à medida em que a escritora começa a preparar Harry (e os leitores) para o desfecho da série. Informações são reveladas por meio do uso da Penseira, um objeto que permite compartilhar memórias, utilizado por Harry e o professor Dumbledore para viajar no tempo, e por diferentes lugares, em busca de explicações sobre o passado de Voldemort. O final de "Harry Potter e o Enigma do Príncipe" é de parar o coração."
Comentário: De poucos livros que eu já li, Harry Potter está entre aqueles que conseguiram me transportar para o mundo em que acontece a história. O que é uma coisa que eu amo e sinto muitas saudades. Eu escolhi O Enigma do Príncipe porque o meu livro favorito da saga.

Bom, é isso! Fiquem à vontade em responder essa tag da maneira que acharem mais conveniente, mas nunca deixando de dar as devidas referências!

Nenhum comentário:

Postar um comentário