15 de outubro de 2013

As Crônicas de Gelo e Fogo #1: A Guerra dos Tronos - George R.R. Martin

Autor(a): George R.R. Martin
Editora: Leya
Número de Páginas: 587 páginas
Número de Estrelas: 4 estrelas
SkoobAs Crônicas de Gelo e Fogo #1 - A Guerra dos TronosComprar: Submarino | Saraiva
Idade Média, muitas mortes, muito sofrimento, muito suspense, política, intrigas, incesto e lobos gigantes. Tudo isso e muito mais em A Guerra dos Tronos de George R.R. Martin. Livro que deu origem à série da HBO, Game of Thrones.
Com toda certeza, quando você estudou a Idade Média, você viu que ela também foi considerada a Idade das Trevas por ene motivos. George R.R. Martin passou um bom tempo estudando sobre esse determinado período: como eram os castelos, as roupas, a economia, as castas, enfim, tudo e o resultado foi essa saga magnífica.

Uma caraterística das obras de Martin é a descrição. Uma coisa que eu sempre falo quando foi discutir A Guerra dos Tronos com alguém é que você precisa de paciência para ler. Têm vezes que ele usa parágrafos relativamente grandes para descrever objetos. Outra característica da obra é a diagramação dos parágrafos, uma coisa que eu amo. A história é narrada em 3ª pessoa, mas cada capítulo é sob o ponto de vista de determinado personagem; fato que deixa a história mais ampla, pois nem sempre os personagens estão no mesmo espaço e quando estão, cada um aborda determinado fato de uma maneira diferente.

Martin disse que J.R.R. Tolkien foi sua maior inspiração nessa obra, coisa que é notada no prólogo.A descrição não é só para mostrar como determinado cenário é, a maneira que ele descreve os espaços, é com a intenção de te jogar dentro da história. Outra coisa que vale ressaltar é que Martin consegue diferenciar muito bem os sentimentos dos personagens, mas a evolução de cada um deles é gritante. No final do livro, encontra-se um glossário com os personagens de cada casa da saga (Targaryen o/).

Talvez eu esteja postando um pouco tarde essa resenha, tendo em vista que a série de TV já vai para a quarta temporada e que Martin já está escrevendo o sexto e último livro da série. Momento para matar vocês de vergonha é: eu demorei 6 meses para terminar de ler esse livro. Mas deixem a preguiça de lado e vão comprar essa belezura de livro. Vocês não vão se arrepender!

Nenhum comentário:

Postar um comentário