16 de agosto de 2013

Millennium #1: Os Homens Que Não Amavam As Mulheres - Stieg Larsson

Autor(a): Stieg Larsson
Editora: Companhia das Letras
Número de Páginas: 522
Número de Estrelas: 5 estrelas
Comprar: Submarino | Saraiva

Incesto, traição, assassinato, estupros, denúncias... essas e outras manchas sociais estão contidas em Millennium - Os Homens Que Não Amavam As Mulheres. Stieg Larsson - já falecido - deixou como legado, essa obra maravilhosa que é dividida em três partes. Conheça agora o mundo perturbador da primeira delas.
Vou tentar não dar spoilers pra vocês. A história começa quando o jornalista investigativo, Mikael Blomkvist perde um processo judicial, após acusar o magnata Hans-Erik Wenneström de fraude na Bolsa. Mikael, então recebe uma chamada do advogado Dirch Frode - em nome do seu cliente Henrik Vanger -pedindo que Mikael vá para Hedestad investigador o desaparecimento de sua sobrinha Harriet Vanger, em 1966. Henrik acabou se tornando obcecado pelo desaparecimento da garota.

Paralelamente a isso, a hacker de 24 anos, Lisbeth Salander sofre nas mãos do seu novo tutor, Nills Bjurman. A garota que sofre preconceito por seu estilo alternativo - vários piercings, tatuagens e por ser extremamente introvertida - acaba se envolvendo de maneiras que ela nunca iria esperar com Mikael Blomkvist.

Algumas pontos fortes que eu achei desse livro foram: uma narrativa rica em detalhes. Na minha concepção, ALGUMAS narrativas que usam desse artifício, são exatamente para te jogar dentro da história. Não apenas uma descrição de cenários, como também dos personagens... até ouso dizer que isso faz com que você se identifique com eles - pelo menos em um certo ponto de suas vidas-.

Vale salientar que a história se passa na Suécia, por volta do ano 2003, se não me falha a memória. Há certos aspectos que não são ditos de cara, é preciso você usar seu raciocínio para achá-los. Tive algumas dificuldade na leitura quanto ao nome de certos locais e o nome de certos jornais, mas nada que atrapalhe na história. Se preparem também para aprender sobre política, economia e com o cyberspaço... ou seja!? Tenham paciência para a leitura; além de fazer muitas denúncias sobre a sociedade sueca.

Outro ponto forte sobre a narrativa é que Larsson sabe muito bem quando terminar as partes. A história é contada sobre o ponto de vista de Mikael e de Lisbeth. Quando necessário, usa-se mais o ponto de vista de Miakel, como também acontece com Lisbeth, deixando assim, a história mais abrangente.

Quanto a investigação do caso Harriet, eu realmente me senti no escuro. E olha que eu já havia assistido os filmes antes de ir pro livro. Quando eu digo que "fiquei no escuro", me refiro ao fato se você só ir descobrindo as coisas, quando Mikael as descobre. Como ele também teve a habilidade de te jogar contra um personagem numa página e na seguinte já te jogar contra outro.

Se você é um moralista que não gosta do uso de palavrões, fique longe desse livro. Ele usa certos palavrões que, na minha opinião, só ajudaram a dar ênfase nas cenas e nos diálogos. Achei poucos erros de escrita, e a diagramação está ótima. Estou louco para terminar de ler a trilogia.

Se você se interessou pela história, mas não tem muita paciência para ler os livros, há também as adaptações cinematográficas. Sendo 3 delas suecas e uma Hollywoodiana. Na minha opinião, nenhuma das duas é melhor que a outra, apenas o fato de que uma contém certas coisas que o outro não tem.

É pessoal, essa foi a resenha do livro espetacular de Stieg Larsson! Eu realmente amei esse livro e espero que vocês gostem também. Não esqueçam de comentar e nos seguir nas redes sociais. Esperem a próxima resenha que irei fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário