27 de agosto de 2013

Assisti O Mar de Monstros [Filme/Livro]

Para aqueles que não sabem qual a história de O Mar de Monstros, vai um resumão: 

"Depois de salvar o Olimpo - e o mundo -, Percy volta a sua rotina no seu novo lar: o Acampamento Meio-Sangue. Tudo segue lindo, até o dia em que a barreira que protege o acampamento enfraquece, permitindo a entrada de inimigos enviados por Luke Castellan. O único método de fortalecer as barreiras novamente, é encontrar o Velocino de Ouro, que está localizado numa ilha no Mar de Monstros... mais conhecido pelos humanos como Triângulo das Bermudas.".

Segue abaixo as considerações que fiz ao assistir o filme, e para aqueles que não sabem, mas esse post:

CONTÉM SPOILERS!!!
A direção de Mar de Monstros está por conta de Thor Freudenthal, que foi o responsável por dirigir 'Um Hotel Bom Pra Cachorro' e 'Diário de Um Banana'. Diferente da adaptação de O Ladrão de Raios, que foi dirigido pelo famoso Chris Columbus, responsável pela direção em sucessos como os três primeiros filmes de 'Harry Potter', 'Esqueceram de Mim 2' e 'Uma Noite no Museu'.

O começo de O Mar de Monstros é muito bom, mas eu estava na expectativa de que fosse igual ao do livro. Mas vale ressaltar que contar a história de Thalia compensou muito bem isso. No começo do livro, Groover é sequestrado, mas no começo do filme não. Fato que foi resolvido mais na frente da história.

Para quem leu o livro extra da saga, Os Arquivos do Semideus, sabe que em um dos contos que está nele, Percy e Clarisse se juntam para tomar de volta a quadriga roubada de Hades. No começo de O Mar de Monstros, Groover faz uma referência à esse conto.

Uma coisa que eu achei bem interessante nesse filme, foi conhecer outras localidades do acampamento. Como por exemplo a Casa Grande, o Coliseu, o refeitório e outras áreas.

Na minha opinião, o filme não tem tanta ação assim. Mas talvez isso se deva ao fato que no livro não tem tanta ação. Até considero ele o mais fraco dos 5 livros da saga Percy Jackson e Os Olimpianos.

Algumas cenas - algumas forçadas - arrancam risos. Algumas impressionam, mas não por muito tempo quando deveria ser. Há até algumas cenas que é notável que o tédio dos atores.

Fizeram algumas mudanças ousadas se você parar pra pensar nos acontecimentos e detalhes dos livros seguintes. Uma dessas mudanças foi porem Silena Beauregard já no time de Luke nesse filme, coisa que só é revelada no último livro. Há certos detalhes que tem o seu ponto forte como o cabelo loiro de Annabeth - que no primeiro filme estava preto -, o Oráculo de Delfos, o qual souberam fazê-lo fiel à descrição do livro. Entre outras coisas.

Ao meu ver, o diretor e o roteirista fizeram manobras arriscadas para prender a atenção do público do começo ao fim. Não é atoa que o final está cheiro de reviravoltas que não estão presentes em nenhuma parte de qualquer livro da série.

É notável que alguns efeitos não são tão bons assim.Quanto às mudanças feitas na história, além de adicionar e eliminar cenas, esse filme ficou bem fiel ao livro. Diferente do desastre em O Ladrão de Raios.

Eu não gosto muito do personagem Tyson (do livro), mas nada contra ele. Acho que levaram um Tyson bem mais inteligente para as telonas, o que é contrário no livro, por que no livro, Tyson é mais bobão. Mas ele é um dos motivos de risadas em algumas cenas.

Ainda falando sobre Tyson, é sabido que no livro, Percy e ele já se conheciam, só não sabiam que partilhavam da mesma descendência divina. No filme não, no filme Tyson conhece Percy ao chegar no acampamento e já sabendo que seu pai é Poseidon.

PS.: Para aqueles (como eu!) que ficaram com raiva do roteirista de O Ladrão de Raios, pois ele excluiu totalmente a Grande Profecia, não se preocupem, nesse filme eles resolveram esse problema.

Em suma e em comparação ao livro, eu daria um 7,5 para O Mar de Monstros. E parabéns Thor Freudenthal por dirigir tão bem esse filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário