28 de novembro de 2013

Skoob - Rede social para leitores

Então pessoal, essa matéria é originalmente de um trabalho que fiz pra escola e me deram a ideia de postá-lo aqui. O trabalho consistia em você falar a respeito de uma rede social qualquer. Falar sobre a sua criação, fundadores, anexar imagens, dar estatísticas e gráficos, entre outras coisas... e como bom leitor que sou, adivinha sobre qual rede social eu decidi falar? Isso mesmo, o nosso querido SKOOB! Caso você não saiba o que diabos é o Skoob, veja depois do pulo algumas informações.
Link: Skoob

Vamos lá! O Skoob é uma rede social brasileira (OMG!) e foi lançada em 2009 pelo brasileiro Lindenberg Moreira. O site, inicialmente não usou de propaganda nenhuma, apenas a boa e velha informação boca à boca, que tinham o intuito de trocar informações sobre os livros lidos por cada usuário e marcar encontros nas livrarias, etc.

Clique na imagem para ampliar
Hoje o Skoob cresceu... e muito. Como vocês podem ver na imagem acima, ele possui uma área para os lançamentos das editoras a qual ele é parceiro. Editoras altamente conhecidas do público: Intrínseca e Novo Conceito (meus amores), Harlequin, Gutenberg, Galera Record, etc. Ele também conta com 3 opções de TOP 100: TOP 100 dos mais lidos, TOP 100 dos mais desejados e TOP 100 dos mais trocados (opção PLUS). Você também pode optar por participar do sorteio de Cortesias, mas para isso, você precisar estar cadastrado no site (óbvio!).

Clique na imagem para ampliar
A imagem acima mostra os elementos da sua estante virtual do Skoob:
1: No Skoob, você pode marcar os livros (em sua maioria), revistas em geral e revistas em quadrinhos que você leu, quer ver, vai ler, etc.
2: Essa opção mostrará todos os livros que você marcou como lidos. Você ainda pode classificá-los entre 1 à 5 estrelas.
3: Essa opção mostrará os livros que você marcou como lendo no momento. Essa opção ainda conta com a porcentagem de páginas que você leu até o momento. Ele transforma o número de páginas em uma porcentagem.
4: Essa opção mostrará os livros que você marcou que irá ler. Ajuda muito a conhecer novas histórias. Minha wishlist aumentou consideravelmente.
5: Essa opção mostrará os livros que você está relendo. Eu não conheço muito bem essa opção, então não saberei lhe dizer se mostra quantas vezes você releu o livro. Se você souber se isso acontece, comente, por favor!
6: Essa opção mostrará os livros que você abandonou. No meu caso era pra ter "A Menina que Roubava Livros", mas eu decidi dar uma segunda chance ao livro.
7: Essa opção mostrará os livros que você marcou como os seus favoritos. A Guerra dos Tronos <3
8: Essa opção mostrará os livros que você que deseja ganhar (opção PLUS).
9: Essa opção indicará quais os livros que você avaliou (a contagem de estrelas). Eu normalmente classifico todos os que eu leio, para saber se eu relerei, se eu lerei a continuação, etc.
10: Você também pode escrever algum comentário crítica a respeito do livro que você leu. Escrever uma resenha, divulgar seu blog.
11: Você pode marcar também os livros que você tem. Ajuda a organizar ainda mais a sua estante virtual.
12: Essa opção serve para você trocar seus livros com qualquer coisa usuário que esteja interessado nele.
13: Essa opção é ótima se você tem muitos livros, emprestou algum e não lembra qual. É só marcar aqui e fica tudo bem.
14: Eu acho essa uma das opção mais legais da estante virtual. Você pode adicionar quantos e quais livros você quiser nessa área. Essa será a sua meta de leitura anual. Quando você ler algum deles, o sistema do Skoob criará uma porcentagem de quantas páginas (em média) você leu por dia e quantos por cento da sua meta de leitura você avançou.
Clique na imagem para ampliar
15: o Paginômetro é um sistema que faz a somatória de quantos páginas você leu dos livros que você adicionou à sua estante virtual. Ele também faz uma média do seu Paginômetro em razão dos seus livros lidos.
16: Aqui mostrará todos os livros que você adicionou na sua estante virtual
17: Essa opção permite que você mude qualquer livro de lugar. Eu organizei uma vez por sagas e livros do mesmo autor. Ajuda muito, vai por mim!
18: Você pode escolher entre dois tipos de visualizações. A normal como mostra o printscreen, ou a da imagem abaixo. Eu, particularmente, prefiro a visualização normal.

19: Com essa opção você pode compartilhar sua estante virtual para que todos do seu Facebook vejam.

Atualmente o Skoob possui mais de 1.200.000 usuários e trocentos livros cadastrados. Ah, caso você encontre algum erro num livro você pode, simplesmente editar as características dele. Uma vez isso aconteceu. O livro tinha só 200 e pouquinhas páginas e no Skoob tava como 300 e tantas. Você também pode cadastrar livros, revistas e quadrinhos. Também já usei dessa opção para cadastrar os quadrinhos iniciais de X-Men. Vejam lá!

Bom, pessoal, essa é uma matéria rápida e de fácil entendimento para você possam conhecer melhor essa rede social (ainda em crescimento). Não deixem de me adicionar lá! Se você tiverem Skoob, comentem com o link do seu perfil aqui embaixo que daremos uma olhada. Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário