7 de novembro de 2013

O Código Da Vinci - Dan Brown

Autor: Dan Brown
Editora: Arqueiro
Número de Páginas: 480 páginas
Número de Estrelas: 4 estrelas
Skoob: O Código Da Vinci
Comprar: Submarino | Saraiva

Eu li esse livro há um tempinho, mas como um conhecido meu terminou de lê-lo hoje, decidi fazer essa resenha em sua homenagem! o/ Então, pré-conceituando o livro, sim, o título da obra tem a ver com o grande famoso artista Leonardo Da Vinci e suas famosos obras. Dan Brown, mestre da história e do suspense policial, simplesmente dá um show nessa obra incrível e de tirar o fôlego a cada página virada. Mas cuidado com esse livro!
Inicialmente professor de matemática, Dan Brown juntamente com sua esposa escreveu a magnífica história de Robert Langdon em O Código Da Vinci. O Código Da Vinci é o segundo livro em ordem cronológica, sendo o primeiro Anjos e Demônios.

O Código Da Vinci vai acompanhar o professor de simbologia e história da arte, Robert Langdon, quando o mesmo, depois de dar uma palestra numa universidade, recebe a ligação da polícia francesa convocando-o a uma cena do crime. O morto? O professor e curador do Museu do Louvre Jacques Saunière (se isso for spoiler, não me culpem!). Robert acaba se envolvendo profundamente nas investigações, onde além de procurarem pelo assassino de Jacques, eles vão ter que livrar toda a Londres de uma sociedade antiga e muito poderosa.

O livro policial está recheado de reviravoltas, como já é sabido sobre os livros de Dan, além dos capítulos curtinhos e da incrível aula de história. Quando eu estava lendo o livro, eu realmente me imaginei no tempo em que, supostamente, estavam acontecendo aquelas coisas. Até fui perguntar para o meu professor de História se aquilo tudo realmente é verdade. Uma boa parte dos fatos é verdade, mas nem tudo. Por isso o livro é uma FICÇÃO, pois ele usou da história real e criou a maioria dos fatos. Claro, alguns são hipóteses reais e estão até sendo estudadas.

Lá em cima eu comentei sobre ter cuidado com o livro. Sim, pois os de mente fraca e os que não têm certeza de sua religião podem se levar ao longos dos fatos apresentados sobre Jesus Cristo, Maria Madalena, Da Vinci, o Priorado de Sião, entre outros elementos. (Podem me julgar já!)

Quantos aos personagens, nada a declarar sobre o amado professor Langdon, que é fielmente e super bem interpretado por Tom Hanks nas adaptações. A queridinha desse livro é a criptógrafa Sophie Neveu, que está junto de Langdon a história quase toda e é um papel mais que importante na obra. Outro personagem que me chamou bastante atenção foi Silas, um monge albino que é o responsável por algumas atrocidades ao longo da obra.

O livro é narrado em terceiro pessoa sob o ponto de vista de alguns personagens importantes e outros nem tanto. Isso, reforçando a ideia de vários livros anteriores, de que vários pontos de vista (não muito, óbvio) dão uma amplitude para a narrativa. Outro fato é que a descrição que Dan faz de certos lugares e certas situações é tão profunda, que é como se te transportasse para aquele momento.

Um dica que eu acho super importante de se levar em consideração quanto aos livros de Dan Brown, é sempre estar com o Google por perto. Para, caso você não conheça certa obra, lugar, objeto, etc, você tenha o Google Maps ou o Google Images para consultar.

Algumas considerações a se fazer são:
  • Eu adoraria ter um avô como o Jacques, porque, PQP! o cara fazia caça-ao-tesouro com a própria neta.
  • Porque meu professor de História não poderia ser o Langdon?
  • Não achei a Princepa Sophia a companheira mais interessante do Langdon. Minha fascinação com Anjos e Demônios diz isso.
Pessoal, se você perceberam, o modelo das resenhas, a partir dessa, mudarão um pouco. Cada integrante do blog terá seu modelo específico. O meu (Pétrus) será mais técnico, por assim dizer. Espero que gostem!

~ Pétrus

Nenhum comentário:

Postar um comentário